terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cameras Antigas






No início do século XX a maior parte das soluções técnicas relativas à fotografia estavam encontradas e, por isso, a evolução resumiu-se quase exclusivamente ao aperfeiçoamento dos processos e equipamentos já existentes. Ainda assim, destacou-se a introdução do filme de 35 mm e o sistema óptico de visualização reflex. Este é o terceiro e último artigo dedicado às cameras antigas.









 Cameras fotográficas antigas
Camera panorâmica Al Vista - 1900
Após 1900 a aventura da fotografia prosseguiu com a consolidação e aperfeiçoamento das técnicas e equipamentos inventados durante o século anterior. Os aparelhos eram já suficientemente pequenos, portáteis e acessíveis mas ainda bastante diferentes das modernas cameras fotográficas. É durante as duas primeiras décadas do século XX que serão inventados e/ou adoptados as técnicas e formatos dominantes que hão-de perdurar até ao surgimento da fotografia digital: os filmes em película de celulóide de 35 mm, as emulsões a cores, o sistema reflex e as cameras fotográficas de corpo metálico.
Apesar de no Congresso de Paris de 1889 se terem normalizado os formatos das chapas, as aberturas das objectivas e as velocidades de obturação, ainda era possível encontrar à venda numerosos formatos de películas fotográficas. Alguns fabricantes faziam questão de usar formatos próprios, por si patenteados. As chapas de 6x6 ou 6x9 cm, por exemplo, eram muito comuns mas tinham, no entanto, o inconveniente de necessitarem de ser colocadas uma a uma, o que tornava o processo de fotografar bastante lento e limitava o tamanho das cameras.
 Cameras fotográficas antigas
Camera de repetição New Gem - 1901
 Cameras fotográficas antigas
Camera Challenge Dayspool Nº 1 Tropical -1903
O filme de 35 mm, especificamente criado para fotografia pelo fundador da Kodak, George Eastman, não teve ao início muita aceitação. Curiosamente foi adoptado para o cinema com bastante sucesso e só depois disso voltou a ser usado para o seu destino original, em 1913, com a camera Tourist Multiple. Contudo a sua popularização apenas ocorreu a partir do lançamento da Leica, em 1925, e desde então tornou-se um formato amplamente utilizado, ainda em uso actualmente.
Com a generalização do filme de 35 mm, o tamanho dos aparelhos pôde ser reduzido. Os fabricantes passaram a utilizar metais na sua construção (aço, alumínio, latão. etc.) em detrimento da madeira, mais frágil e mais sensível a variações de temperatura e humidade, e a revesti-los com pele. Deste modo, o aspecto das cameras fotográficas modificou-se bastante e aproximou-se daquele que nos é tão familiar hoje em dia.
Os modelos em madeira, conhecidos pela designação "Tropical", continuaram a fabricar-se mas a sua procura diminuiu. O aço passou a ser o material dominante na maioria das cameras e as várias marcas existentes no mercado assemelhavam-se cada vez mais. Não obstante, alguns fabricantes continuaram a apostar na diferença e na extravagância com os seus modelos em forma de espingarda ou de objecto voador.
Uma última inovação digna de registo nesta época foi o sistema de visualização reflex, que significa que a imagem que é mostrada ao fotógrafo no visor é captada através das lentes, sendo portanto igual à que irá impressionar o filme. A camera Graflex, de 1907, foi uma das primeiras a surgir com este sistema, popularizado pouco tempo depois pela fabulosa Ermanox. A partir daqui a história já é conhecida...
 Cameras fotográficas antigas
Camera Kodak Nº 4 "Screen Focus" Modelo A - 1904
 Cameras fotográficas antigas
Camera Quta Modelo B - 1906
 Cameras fotográficas antigas
Camera Graflex - 1907
 Cameras fotográficas antigas
Camera Expo - 1911
 Cameras fotográficas antigas
Camera Tourist Multiple - 1913
 Cameras fotográficas antigas
Camera UR Leica - 1913
 Cameras fotográficas antigas
Camera-espingarda Eastman - 1915
 Cameras fotográficas antigas
Camera-aeroplano Williamson - 1915
 Cameras fotográficas antigas
Camera Makina Modelo 1 - 1920
 Cameras fotográficas antigas
Camera Cosmos 35 - 1922; camera Sico - 1923

Nenhum comentário:

Postar um comentário