domingo, 6 de outubro de 2013

Simulador de Corridas



O automobilismo é um esporte bastante caro e perigoso. Como consequência, poucos são os fãs que tem o prazer de poder praticar esse desporto tão amado em todo o mundo. Pensando nisso a iRacing Motorsports Simulations, criou em 2008 o iRacing, um simulador feito para quem deseja ter o mais alto grau de realismo e ao mesmo tempo se divertir sem ter grandes gastos ou correr grandes riscos, disputando com outros aficionados do mundo todo. Pilotos reais como Dale Earnhardt Jr, Justin Wilson e vários outros, já aderiram ao simulador que está em franca expansão.
O iRacing trabalha de forma oficial, em parceria com as empresas fabricantes dos carros e proprietários das pistas com dados reais, física precisa e pistas escaneadas a laser com precisão centimétrica. Ou seja, qualquer detalhe ou imperfeição da pista é transmitida ao jogador.


O jogo é todo gerenciado pelo site, desde o download, até a instalação, entrada no jogo e gerenciamento de resultados onde cada piloto tem informações como sua carteira com os dados de sua carreira (que é divida de forma independente entre mista e oval), por exemplo. As corridas oficiais são periódicas, geralmente de hora em hora e existem também as hospedadas, que são aquelas em que um jogador cria um servidor para os outros.
As corridas oficiais contam pontos para as carteiras e campeonatos de clubes. Os pontos são distribuídos de acordo com o desempenho na pista, onde cada incidente como toques, batidas e saídas acarreta a perca de pontos. Em caso de toques ou batidas, a empresa opta por punir ambos os pilotos de forma automática, já que não há como monitorar todas as corridas.

Além disso, os pilotos são divididos por clubes (grupos de países) e cada corrida vai acumulando pontos. O jogador ainda tem a opção de personalizar carros e capacetes no próprio site, adicionar e acompanhar os amigos. Também é possível entrar no meio de corridas e correr junto sem que os outros lhe vejam, apenas como forma de teste.
Quanto às categorias, inicialmente eram mais voltadas ao automobilismo americano, com os carros da Nascar e as suas categorias de base. Mas com o crescimento do jogo, novas pistas e categorias de outras partes do mundo foram adicionadas. Hoje o iRacing conta com 23 carros licenciados e 46 pistas com 114 variações.
Como exemplo temos a Williams FW31 de 2009, o Ford Falcon da V8 Supercars Australiana e as pistas de Spa (Bélgica), Okayama (Japão), Zandvoort (Holanda), Brands Hatch e Silverstone (Inglaterra). Além disso, mais pistas já foram anunciadas como em desenvolvimento, como a brasileira Interlagos, o lendário circuito de rua de Long Beach, Oulton Park, Zolder entre outros.
Carros históricos também estão nos planos do iRacing, que já conta com uma Lotus 79. Como o carro não compete atualmente os engenheiros procuram obter dados e simular o comportamento do carro. A grande vantagem do iRacing é o constante desenvolvimento. Normalmente o simulador conta com quatro grandes atualizações anuais e várias outras menores.





Todas essas vantagens tem seus custos. Inicialmente o jogo precisa ter a licença paga. O jogador pode pagar mensalmente, trimestralmente ou anualmente. O iRacing vem com um pacote básico de carros e pistas e a medida que o piloto vai subindo de carteira, pode-se competir com novos carros que o jogador escolhe para comprar.
O preço não é tão barato quando comparado aos outros games e simuladores do mercado, mas a precisão, realismo e desenvolvimento é muito superior em relação aos outros. Além disso, é necessário ter uma máquina atual (não exige tanto do computador) e um bom volante com Force Feedback para aproveitar todo o potencial do simulador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário